Diretores da Associação Comercial de Varginha e comerciantes do Núcleo de Desenvolvimento do Comércio receberam nos últimos dias os candidatos a prefeito de Varginha: Armando Fortunato, Natal Cadorini, Rogério Bueno e Antonio Silva.
Objetivo destes encontros foi conhecer os candidatos e suas propostas sobre diversos assuntos, mas com foco em assuntos de interesse direto do comércio.
A Revitalização do Centro Comercial de Varginha foi o primeiro tema abordado. O projeto existe há mais de 10 anos e contempla alargamento de calçadas na Rua Delfim Moreira e Presidente Antônio Carlos, substituição do calçamento do calçadão da Wenceslau Braz, colocação de bancos de madeira para trazer conforto aos clientes e floreiras para embelezar os ambientes. Este é o principal projeto visado pelos comerciantes que hoje sofrem com as ruas antigas e mal estruturadas do centro. Todos os candidatos reconhecem a importância e a necessidade da execução da revitalização, alguns colocando este como o principal projeto de seu governo e outros dizendo que é necessário ser realista e fazer as coisas de acordo com a realidade financeira do munícipio.
A questão do estacionamento foi outro tema abordado, como foi dito anteriormente a estrutura do centro comercial de Varginha é precária e não comporta mais a quantidade de carros que existe no município. Diversas propostas foram apresentadas pelos candidatos como maior fiscalização da Guarda Civil Municipal, estacionamentos 45° e incentivo a iniciativa privada para criação de estacionamentos verticais.
Segurança pública foi a terceira pergunta feita aos candidatos e todos tem um pensamento em comum: a colocação da Guarda Civil Municipal nas ruas em caráter preventivo e educativo, auxiliando não só no trânsito, mas diminuindo a criminalidade com a presença da GCM nas ruas. Alguns projetos incluem a instalação de mais câmeras de monitoramento e até mesmo parceria com a Polícia Militar.
Há três anos os comerciantes sofrem com a falta de iluminação no período de Natal e isso vem causando sérios prejuízos ao comércio, pois é do entendimento de todos que as luzes estimulam o Espírito Natalino trazendo as pessoas para as ruas gerando assim vendas e renda para o município. As propostas nesse tópico são as mais variadas, mas a maioria prevê parcerias com grandes empresas afim de realizar tal ação e também utilização de mão de obra local ao invés de se buscar material fora da cidade.
O último tema abordado foi na verdade um pedido de aproximação da Secretaria de Comércio das entidades, criando um calendário anual de eventos para que possa movimentar a cidade com diversas ações.
O objetivo da Associação Comercial de Varginha e do Núcleo de Desenvolvimento do Comércio em receber os candidatos, é de colocar em sua pauta a importância do comércio da cidade, a importância de ter um centro revitalizado, seguro e organizado, pois estes são benefícios que atingem não só os comerciantes e comerciários, mas principalmente toda a população que utiliza o centro para fazer compras, passear e resolver as coisas do dia a dia.