Representantes da CEMIG visitam ACIV para informar sobre melhorias na rede subterrânea de Varginha

Nesta quarta-feira (26), representantes da CEMIG estiveram na ACIV para informar sobre as melhorias que serão realizadas na rede subterrânea de Varginha. O investimento na ordem de R$ 2 milhões vai garantir mais disponibilidade de energia para os novos empreendimentos da cidade.

Os trabalhos de modernização são necessários pois a rede está ultrapassada, com mais de 45 anos e precisa ser modernizada colocando transformadores mais potentes e nova fiação. Os trabalhos serão realizados no centro da cidade a partir do dia 5 de março e vão beneficiar cerca de 800 consumidores, além de milhares de pessoas que passam diariamente por esses locais.

Segundo o Técnico do Sistema elétrico da Cemig, Joaquim Carlos Ortiz, na primeira fase (que acontecerá entre os dias 5 e 18 de março) serão realizadas as obras civis que possibilitarão a instalação de dutos e caixas de passagem para os cabos de energia. Durante a realização dos trabalhos, o trânsito de veículos ficará em meia pista em algumas ruas do centro da cidade. As alterações no trânsito serão sinalizadas, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, através do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito.

Joaquim Ortiz afirma que os serviços serão realizados tanto e, dias uteis como nos finais de semana. No entanto, nesta primeira etapa não será necessário nenhum desligamento.

A segunda etapa das obras acontecerá a partir do dia 19 de março e tem previsão de conclusão em 31 de dezembro. As ações incluem a substituição dos equipamentos atuais por outros mais modernos, que vão trazer mais segurança para comerciantes, moradores e frequentadores da região central de Varginha. Nesta etapa, haverá necessidade de interrupção do fornecimento de energia para alguns clientes. “Para evitarmos maiores contratempos para esses consumidores, quando houver a necessidade de interrupção programada do fornecimento de energia, eles serão informados sobre os desligamentos. Também serão distribuídos folhetos informativos para os moradores da região”, esclarece o Técnico da Cemig.

Com a realização destas obras, a Cemig espera adequar o sistema elétrico, tornando-o mais moderno e seguro, além de garantir mais disponibilidade de energia para atendimento a novos empreendimentos da região. A atualização tecnológica dos equipamentos da rede subterrânea também vai simplificar a manutenção e agilizar o restabelecimento de energia, garantindo menor custo operacional.

 

De acordo com Joaquim Ortiz, a execução deste projeto, entre outras melhorias que estão sendo realizadas também nas redes aéreas da cidade, está preparando o sistema elétrico de Varginha para as próximas décadas.

 

Rede Subterrânea

A rede de distribuição subterrânea de energia permite mais segurança no fornecimento por não estar exposta a condições adversas, como ventos, árvores e vandalismo. Permite também melhor efeito visual, pois não há exposição de cabos e equipamentos.

A rede de distribuição subterrânea de varginha opera em 13,8kV e possui 5 km de extensão, distribuída e, algumas das principais ruas e avenidas da cidade, como a Av. Rio Branco, Delfim Moreira e Presidente Antônio Carlos.

Ruas que terão o trânsito impedido em virtude das obras da Cemig

De 05 a 09/03/2014: Rua Alves e Silva, Delfim Moreira e Deputado Ribeiro de Resende (trânsito em meia pista).

De 10 a 14/03/2014: Rua Presidente Antônio Carlos (impedimento de circulação de pedestres em algumas calçadas).

De 15 a 18/03/2014: Avenida Rio Branco (impedimento de circulação de pedestres em algumas calçadas).

 

Deixe um comentário