Projeto incentiva estudantes a empreender

marca2Iniciativa premiada pelo Sebrae Minas é exemplo de como a atitude empreendedora gera benefícios em cadeia

Até 18 de setembro, educadores de todo o estado podem se inscrever na segunda edição do Prêmio Cultura Empreendedora Sebrae Minas

“Empreendedorismo, startups, inovação, intraempreendedorismo e outros temas relacionados são cada vez mais frequentes no mercado, mas parecem distantes da academia”, explica a professora da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Viviane Birchal. Foi com esse pensamento, visando aproximar os alunos das demandas de mercado e ampliar o leque de possibilidades de atuação dos futuros profissionais de engenharia, que Viviane criou o projeto “Empreendedorismo, Gestão e Inovação” – ganhador do 1º lugar do Prêmio Cultura Empreendedora 2013, do Sebrae Minas.

O projeto surgiu da necessidade percebida pelos professores de uma complementação na grade curricular, que, segundo Viviane, é extremamente técnica e não condizia com as expectativas dos alunos. “Na formação de um engenheiro químico, busca-se um profissional generalista, crítico e consciente, com grande capacidade analítica, habilitado não apenas para operar indústrias químicas, mas, principalmente, para absorver, adaptar, promover inovações tecnológicas e estar inteirado das necessidades do mercado”, explica.

Segundo a professora, as características da nova geração contrastavam com o modelo formal de educação. “Era necessário aproximar as esferas de ensino das demandas de mercado e das expectativas dos alunos”, relata Viviane. Para isso, foi criado o projeto que estruturou uma nova disciplina optativa com o nome “Empreendedorismo, Gestão e Inovação”. A elaboração da disciplina contou com a experiência empreendedora de um aluno recém-formado no curso de graduação, Leonardo Fernandes Coelho. “O objetivo era tornar os alunos aptos a empreender, desenvolver projetos pessoais e inovar em produtos e serviços”, complementa Viviane.

Os alunos recebem informações sobre empreendedorismo, partem para o desenvolvimento de ideias, modelos de negócios e noção de como funcionam empresas e startups, para assim, darem início ao desafio prático. “Um dos pilares do projeto é a criação de uma rede de contatos ou networking empresarial, que auxilia os estudantes durante a disciplina”, explica Viviane. Os alunos podem criar empresas ou empreender em um negócio social ou pessoal e, ao final do semestre, devem mostrar as metas alcançadas de acordo com o plano de negócios.

Benefícios para a sociedade

Da criação de blogs, aplicativo para celular até projetos para a comunidade, a iniciativa impacta não apenas na formação e na carreira dos estudantes, mas diversas áreas da sociedade. A aluna do curso de Engenharia Química da UFMG Priscila Darling aplicou o conhecimento adquirido na disciplina de “Empreendedorismo, Gestão e Inovação” na criação de uma gincana para engajar jovens no exercício da cidadania. A iniciativa foi colocada em prática com alunos do Ensino Médio de uma escola em Coluna, interior de Minas Gerais. Eles se dividem em equipes para analisar os problemas do bairro ou da cidade e propor soluções viáveis. “Mais importante que adquirir conhecimento é saber o que fazer com ele. Percebi que somos capazes de conduzir projetos pessoais e dar continuidade a eles”, destaca Priscila.

Os alunos Vinicius Mayrink, Camila Raposo e Isadora Bicalho, por sua vez, viram no projeto uma oportunidade para buscar e compartilhar conhecimento. Os alunos criaram o blog Compartimento (http://blogcompartimento.wordpress.com), um espaço para dividir experiências, dúvidas e expectativas sobre crescimento pessoal e profissional. “A criação do blog só foi possível por meio da aplicação de conceitos como cocriação, networking e compartilhamento de ideias. Além disso, foi necessário perder o medo de arriscar e dar chance à experimentação”, explica Camila.

No primeiro semestre de 2014, a disciplina teve a participação de mais de 50 alunos, e se estendeu para outros cursos da universidade. O aluno do curso de Engenharia de Produção André Rabelo desenvolveu o “FixMyCar”, um aplicativo de celular para o setor de automóveis. “Tive que enfrentar alguns desafios como a formação de equipe, definição do escopo do protótipo, entender a oportunidade e o problema no segmento de manutenção e revisão automobilística. Aprendi que qualquer pessoa, com ferramentas e motivação, pode inovar e empreender”, ressalta o aluno.

Viviane ressalta que o impacto gerado para os alunos e para a sociedade é inestimável. “Com o projeto, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a prática empreendedora”, reforça.

2º Prêmio Cultura Empreendedora Sebrae Minas

O projeto da professora Viviane recebeu o 1º lugar na categoria Ensino Superior, na primeira edição do Prêmio Cultura Empreendedora Sebrae Minas. A iniciativa tem o objetivo de identificar, reconhecer e estimular práticas inovadoras e bem-sucedidas, promovidas por educadores de instituições de ensino de Minas Gerais, que estimulem o empreendedorismo entre os estudantes.

Esse ano, o prêmio completa a sua segunda edição e as inscrições já estão abertas. Até 18 de setembro, educadores da rede pública e privada de todo o estado podem inscrever seus projetos pelo site www.sebrae.com.br/minasgerais.

Cada educador pode inscrever as práticas nas três categorias de ensino: fundamental, médio ou superior. As ações serão avaliadas de acordo com quatro critérios: empreendedorismo e inovação, recursos disponíveis, aplicabilidade e repercussão.

Deixe um comentário