Empresários, diretores da ACIV e representantes da Prefeitura Municipal reuniram-se na manhã desta quarta-feira (5) para falar de um tema que é aguardado ansiosamente pelo comércio: a revitalização do centro.
O secretário de planejamento, José Manoel, apresentou aos presentes todas as etapas das obras previstas no projeto e falou da importância do comércio para o município. “Hoje nós temos um estudo que mostra que 40% da arrecadação do munícipio vem do comércio, por isso acreditamos que o comércio mereça essa atenção especial em sua revitalização”, disse.
De acordo com o secretário o projeto já está na Caixa Econômica aguardando apenas aprovação para dar início às obras. Ele disse ainda que o comerciante pode ficar despreocupado que independente do estágio em que se encontrar a revitalização, terá uma pausa no dia 1º de dezembro para que não prejudique as vendas do natal. O prazo de realização do projeto é de quatro meses.
Revitalização
No projeto criado pela prefeitura está incluso o alargamento de passeios e troca do asfalto das seguintes ruas: Presidente Antônio Carlos, Travessa Monsenhor Leônidas, Calçadão da Wenceslau Bráz, Deputado Ribeiro de Rezende, São Paulo, Álvaro Costa e Delfim Moreira.
Os lojistas deram sugestões e tiraram suas dúvidas quanto ao projeto e vagas de estacionamento. O projeto foi bem recebido pelos empresários que validaram a proposta da prefeitura.
A ACIV fez ainda um estudo sobre a quantidade de estacionamentos privados na área central, ao todo são 20, sendo que 15 deles funcionam de segunda a sábado, 3 de segunda a sexta-feira e mais 2 estão sendo construídos.
O secretário finalizou dizendo que é inevitável que algumas vagas sejam perdidas e que quando foi desenvolver o projeto verificou-se que muitos carros param na parte da manhã e ficam até o final do expediente, não havendo uma rotatividade de veículos.
Natal
O secretário de Turismo e Comércio, Barry Charles, também esteve na reunião e falou sobre os planos para o Natal. “Ainda não temos nada planejado, mas já entramos em contato com a TV Alterosa para estudar a possibilidade de voltar com a árvore de natal e estamos em contato também com o CDCA para preparar uma decoração à base de material reciclável”, disse.
Os comerciantes ponderaram com o secretário a importância de a prefeitura investir em uma iluminação natalina.
Esteve presente também o secretário de posturas, Erik Marques, em parceria com o seu setor ACIV pretende realizar diversas ações no centro da cidade visando trazer maior atratividade para o público consumidor e consequentemente fazer alguma compra.
Para o presidente da ACIV, Anderson Martins, o café empresarial foi um encontro produtivo e muito importante para o comércio. “Essa aproximação com a prefeitura e com os empresários é interessante para ambos os lados, fiquei muito satisfeito com o resultado obtido hoje. Tanto o projeto de Natal, quanto a revitalização são muito aguardados por todos. Realizaremos mais reuniões como essa para conhecer os anseios do empresário e dessa maneira ajuda-lo de alguma forma, afinal essa é a missão da ACIV”, finalizou.