
Na tarde desta terça-feira(19), o presidente da ACIV, Anderson de Souza Martins, o vice-presidente, Wagner de Brito Pio, os diretores Hederson da Cunha Bueno, Vicente Pereira da Silva e Edilson Rabelo, a presidente do Núcleo de Desenvolvimento do Comércio, Aline Guedes de Brito Pio e a gerente comercial da ACIV, Kátia Gonzales, foram recebidos pelo prefeito municipal, Antônio Silva. Na pauta da reunião foram apresentados quatro assuntos: revitalização do centro, área azul, Cartilha do comércio e relatório da Câmara de Debate Econômico.
Revitalização do Centro
O primeiro assunto a ser tratado foi a Revitalização do Centro Comercial. O prefeito, Antônio Silva, explicou que a empresa que estava à frente da revitalização abandonou as obras e dessa maneira uma nova licitação deve ser feita. O agravante é que, por ser uma verba de emenda parlamentar, todos os trâmites de aprovação de projeto precisam ser refeitos e liberados pela Caixa Econômica Federal, mas o prefeito assumiu o compromisso de término das obras até o final do seu mandato, que acontecerá em 2020. “A revitalização do centro não deixará de acontecer por inércia ou negligência nossa”, disse.
O vice-presidente da ACIV, Wagner de Brito Pio explicou a importância das obras para o empresário e para o consumidor. “A revitalização não beneficia apenas os empresários, mas a população em geral”, apontou.
Área Azul
O segundo tema foi a Área Azul. O presidente da ACIV, Anderson de Souza Martins, entregou ao prefeito um estudo realizado pela entidade, nas cidades vizinhas onde também é cobrada uma taxa para garantir a rotatividade de vagas. “Não adianta termos um centro bonito e revitalizado se não tivermos vagas para as pessoas pararem seus carros. É fundamental que a rotatividade de vagas funcione, por isso realizamos esse estudo e hoje entregamos ao prefeito para auxiliar sua equipe e mostrar algumas soluções possíveis”, disse Anderson.
Antonio Silva disse que sabe dos problemas das vagas e entende a importância do funcionamento da Área Azul. De acordo com o prefeito, foi aprovado recentemente um Projeto de Lei que autoriza a criação do Grupamento de Trânsito na estrutura da Guarda Civil Municipal de Varginha.
“O próximo passo é nomear 30 fiscais para o Grupamento de Trânsito, treiná-los e após isso aplicar ferramentas que garantam o funcionamento da Área Azul e a rotatividade das vagas”, comentou o prefeito.
De acordo com o ofício enviado, juntamente com a lei para a Câmara Municipal, a aprovação irá contribuir para um trânsito devidamente fiscalizado, seguro e organizado, com diminuição no número de acidentes, atropelamentos, danos nos patrimônios públicos e privados, além de um trânsito fluido, sem paralisações, o que melhorará a qualidade de vida da população.
Cartilha do Comércio
Na oportunidade, o presidente da ACIV entregou ao prefeito a Cartilha de boas práticas do comércio desenvolvida pela entidade. “Entendemos que um bom comércio depende também de boas práticas do comerciante, por isso desenvolvemos essa cartilha que orienta os empresários quanto aos horários corretos do caminhão de lixo, carga e descarga e outras responsabilidades. Esse material está sendo distribuído gratuitamente aos comerciantes e trouxemos um exemplar para acompanhar o trabalho desenvolvido”, explicou.
Câmara de Debate Econômico
Finalizando a reunião, foi entregue ao prefeito um relatório desenvolvido pela Câmara de Debate Econômico da ACIV sobre a indústria. O material explana sobre a atual situação do setor em Varginha e orienta sobre medidas necessárias para melhoria do mesmo.
“Essa aproximação com o prefeito de Varginha é muito importante para o empresário Varginhense. Isso reforça o papel da entidade, que é defender e lutar por seus associados e demonstra a boa relação que a entidade tem com a prefeitura, trazendo benefícios para ambos os lados”, finalizou o presidente da ACIV, Anderson de Souza Martins.