No momento, você está visualizando Comerciantes e consumidores dão exemplo no terceiro dia de funcionamento do comércio

Comerciantes e consumidores dão exemplo no terceiro dia de funcionamento do comércio

Reaberto desde a última segunda-feira (20), o comércio de Varginha tem se adaptado para cumprir as obrigações impostas pelo Decreto Municipal Nº 9.777/2020. Os empresários tem seguido o que foi estipulado fornecendo máscara de proteção aos seus funcionários, além de álcool em gel ou local apropriado com água e sabão para higienização das mãos e consumidores estão sendo orientados sobre distanciamento nas filas e atendimento.

Na manhã deste terceiro dia, o assessor de comunicação da ACIV, Henrique Avellar, esteve em algumas ruas do centro e acompanhou a movimentação de comerciantes e consumidores. “Percebi grande precaução tanto do comerciante quanto do consumidor, todos os colaboradores das lojas em que passei estavam com máscaras e filas organizadas”, disse Henrique.

A Guarda Municipal estava orientando as pessoas que passavam e um carro de som circulava pelas ruas pedindo conscientização das pessoas, que usassem máscara de proteção, álcool em gel e outras medidas estipuladas no decreto.

“No percurso que fiz entre Presidente Antônio Carlos, Calçadão, Delfim Moreira e Deputado Ribeiro de Rezende cruzei com aproximadamente 200 pessoas e apenas quatro estavam sem máscara, acredito que é resultado da ampla campanha de conscientização realizada pela Prefeitura Municipal, ACIV e os próprios comerciantes”, comentou Henrique.

O Empresário Adel Harmmoud, proprietário da Casa Vitória, abriu as portas na segunda-feira (20) e está cumprindo com suas obrigações. “Abrimos a loja na segunda, às 10h da manhã, limitamos a entrada de clientes na empresa, estamos fechando 16h em ponto. Todos os funcionários estão utilizando máscara de proteção, temos cinco balcões de atendimento, todos eles com álcool em gel”, explicou Adel.

Em momentos como esse, empresas que inovam saem na frente e conseguem contornar toda a situação com mais facilidade. Adel comprou máscaras de proteção e fornece gratuitamente aos clientes que chegam na loja sem o equipamento e querem entrar para ver algum produto. “Se o cliente chega sem a máscara tentamos atendê-lo na porta, sem que ele entre na loja, muitas vezes são itens de retirada rápida, mas quando não é possível, quando é necessário que ele entre, fornecemos a máscara sem custo algum”, contou.

A vendedora, Juliana Quintiliano, falou sobre esse novo ambiente de trabalho que as empresas estão vivendo. “É uma experiência diferente, vamos ter que nos adaptar com essa nova maneira de vender, temos clientes que estão vindo até a loja, mas a grande maioria tem nos procurado por WhatsApp, pedindo fotos dos produtos. A venda é um pouco mais difícil, mas consigo vender”, contou Juliana.

A gerente da Lojas Farina, Cristiane Rodrigues, falou sobre as medidas de segurança que estão sendo tomadas. “Estamos seguindo o que recomenda o decreto, fazendo rodízio de funcionários, utilizando máscaras de proteção, restringimos a entrada na loja tanto para pagamento de carnês, quanto para atendimento, aos poucos os clientes estão retornando”, disse.

Cristiane explica ainda que, os clientes que já são da loja, chegam com máscara de proteção e isso tem colaborado bastante com o funcionamento correto. “As pessoas estão aceitando bem e respeitando as normas, pra nós está fluindo, não como queríamos, mas está voltando aos poucos”.

No calçadão quem fazia a organização da fila externa da Lojas Cem era o próprio gerente da empresa, Alexandre de Oliveira. A loja retornou ao atendimento hoje (23) e tem se adaptado bem. “Tudo é muito novo, alguns clientes já conhecem as normas, outros não. Então a gente está aqui para orientar, estamos organizando a fila do lado de fora, com marcações no chão, isolamos as entradas da loja para garantir que as pessoas sempre passem por um mesmo local e utilizem álcool em gel”, explicou.

Ele conta ainda que foram criadas senhas para acesso a loja, facilitando o controle e fluxo de pessoas. “O cliente entra, pega sua senha, é atendido e quando volta devolve a senha, dando a vez para outro cliente usar o ambiente. Disponibilizamos um caixa exclusivo para pessoas do grupo de risco, tudo está funcionando bem”, disse Alexandre.

A entrevista com Alexandre aconteceu por volta de 12h, ele destacou que até o momento nenhum cliente compareceu sem máscara de proteção. “Abrimos às 10h e até o momento nenhum cliente compareceu sem máscara. Acredito que as redes sociais, a prefeitura e vocês da Associação, já devem ter orientado, então as pessoas estão bem cientes da obrigação, finalizou.

“O comércio responsável é um dever de todos e hoje pudemos observar os esforços que estão sendo feitos tanto da parte do empresário quanto dos consumidores, com o objetivo de se adaptar a realidade atual”, disse o presidente da ACIV, Anderson de Souza Martins.

Deixe um comentário