As importações superaram as exportações em US$ 1,18 bilhão em outubro, informou nesta segunda-feira (3) o Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).
É o pior resultado para este mês do ano desde 1998, quando o saldo ficou negativo em US$ 1,44 bilhão.
O número de outubro de 2014 é a diferença entre compras de US$ 19,51 bilhões e vendas de US$ 18,33 bilhões.
No acumulado do ano, o deficit da balança comercial está em US$ 1,87 bilhão. No mesmo período de 2013, estava em US$ 1,99 bilhão.
Entre janeiro e outubro de 2014, as exportações somaram US$ 191,9 bilhões e as importações, US$ 193,8 bilhões.
Pela média diária, tanto as compras como as vendas externas caíram 3,7% no acumulado do ano.
Após oito meses no vermelho, a balança comercial havia ficado finalmente positiva no ano em agosto graças à exportação “artificial” de uma plataforma de petróleo da Petrobras. Trata-se de uma operação legal, mas apenas contábil, já que o equipamento não chega a sair do país.
Por causa dessa operação, as exportações de agosto superaram as importações em US$ 1,2 bilhão. Apesar disso, o resultado foi o pior para o mês desde 2001.
Sem essa ajuda, o país registrou deficit em setembro e outubro, pois o desempenho fraco do país no exterior voltou a aparecer.
Em setembro, a balança comercial ficou negativa em US$ 690 milhões.
Fonte: Folha de S.Paulo