Aconteceu nos dias 18 e 19 de abril o 1º Encontro Estadual do programa Cultivando Água Boa e a ACIV, como entidade representativa também do Agronegócio, participou deste importante evento realizado em Varginha.
Com 290 inscrições, o CAB reuniu representantes de municípios mineiros onde já tem o Comitê Gestor formado e de um que está em formação, além de uma comitiva do Paraná, onde surgiu o CAB há 13 anos.
“Todas as expectativas foram superadas e o balanço é extremamente positivo”, declarou o chefe da Assessoria Técnica da Presidência da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), João Bosco Senra. Segundo ele esse primeiro encontro teve três finalidades: a motivação para que o CAB se expanda no Estado, a interação e troca de experiência dos Comitês Gestores, além de um balanço de como está o Programa em Minas Gerais.
O prefeito em exercício, Verdi Lucio Melo, destacou a importância do programa para Varginha. “Um programa de tamanha envergadura, reconhecido pela ONU, por suas características e aspectos de preservação ambiental, que já começa a apresentar resultados positivos junto a Bacia do Ribeirão Santana, que corta o município com ações importantes e que tem todo o apoio da Prefeitura e Varginha”, disse.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Joadylson Barra Ferreira, as explanações nos grupos temáticos foram de alto nível e com grande riqueza de informações.
As palestras e debates abertos, além das mesas redondas, comprovaram a importância do programa, que já foi inclusive premiado pela ONU.
O encontro foi encerrado no dia 19, com participações da Superintendência Regional de Ensino que mobilizou crianças numa homenagem ao Dia do Índio e do Coral do Presídio de Varginha.
O programa Cultivando Água Boa é uma realização da Prefeitura Municipal de Varginha e COPASA, com apoio de diversas entidades que fazem parte do Comitê Gestor local, entre elas a Associação Comercial de Varginha.