No momento, você está visualizando ACIV participa do 26º Congresso Federaminas: Conectando Negócios e Fortalecendo Minas
André Yuki (presidente da ACIV, Abrasel no Sul de Minas e SEHAV) e o ministro do Superior Tributal de Justiça, José Afrânio Vilela.

ACIV participa do 26º Congresso Federaminas: Conectando Negócios e Fortalecendo Minas

Entre os dias 21 e 24 de novembro, o presidente da ACIV, Abrasel no Sul de Minas e SEHAV, André Yuki; a vice-presidente da ACIV, Elisete Ribeiro e a diretora executiva da ACIV, Kátia Gonzales, participaram do 26º Congresso Federaminas, com o tema “Conectando Negócios – Fortalecendo Minas”, no Tauá Resort & Convention Caeté, na região Metropolitana de Belo Horizonte.

O congresso é um dos eventos mais tradicionais da Federaminas e reuniu presidentes, diretores e executivos das associações comerciais de todo o estado, além de empresários e representantes de outras entidades de classe. Foram realizadas palestras, treinamentos técnicos e debates, que permitiram a troxa de experiências entre lideranças e uma maior aproximação dos empresários com o movimento associativismo mineiro.

Durante a abertura, o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, ressaltou a importância da representação em Brasília, abordando temas cruciais para o setor econômico, como a Reforma Tributária e a PEC que extingue a escala 6X1. Estiveram presentes o vice-presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Anderson Trautman e o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços, Domingos Sávio.

De acordo com André Yuki, o primeiro dia contou com palestras inspiradoras com Lala Deheinzelin, que discutiu o futuro do setor e as oportunidades nas novas economias e Renê Júnior, CEO da Locus Business Properties e Embaixador da BYD no Brasil, que abordou a Logística 4.0 e as perspectivas para o futuro.

O “Painel de Tendências, Inovação e Experiência”, mediado pela jornalista Larissa Carvalho, com a participação de Daniela Garcia (CEO Instituto Capitalismo Consciente), Junia Hermont (presidente CEO Líder Aviação), Luiza Helena Trajano (presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza) e Marisa Cesar (diretora de Relações Governamentais e Comunidades), mostrou os desafios e força feminina na economia do país.

O segundo dia teve início com a palestra “A escada e a porta”, onde Euler Fuad Nejm (CEO do Grupo Supernosso), compartilhou sua trajetória de sucesso; Jayme Nigri (sócio-fundador do Grupo Reserva), falou sobre “Mentalidade Outsider”, trazendo novas perspectivas para inovação; Luis Justo (CEO do Rock in Rio) palestrou sobre “A Arte de Sonhar e Fazer Acontecer”, mostrando a importância dos sonhos e da realização e o painel “Conectando Grandes Empresas ao seu Negócio” contou com a participação de grandes nomes como Reinaldo Franco (Heineken), Robson Morais (Novo Nordisk), Elisangela Toledo (Samarco), Marilza Cruz (Vale) e João Paulo Braga (presidente da InvestMinas), com participação especial de Fernando Passalio (secretário estadual de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais).

A equipe da ACIV visitou ainda o estande da AGIR – Agência de Inovação e Desenvolvimento Regional Sustentável do Território Médio Piracicaba (MG). Segundo André Yuki, a união de nove associações comerciais empresariais está promovendo um desenvolvimento socioeconômico sustentável em toda a região.

“Junto ao presidente da Associação Comercial e Agroindustrial de Três Pontas (ACAITP), Hugo de Lima e o diretor Gustavo Faria, conhecemos o trabalho incrível da AGIR e estamos animados para levar esse modelo de governança para nossa micro-região. O próximo ano promete muitas novidades para Varginha, Três Pontas e região”, ressaltou Yuki.

Durante o terceiro dia, a equipe da ACIV teve a oportunidade de conhecer o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, José Afrânio Vilela, que possui grandes amigos e apreço por Varginha. “Ouvimos a palestra do prefeito reeleito de Nova Lima, João Marcelo Diegues, que destacou a importância do associativismo no poder público. Tivemos também uma discussão enriquecedora sobre Liberdade Econômica e a conexão dos negócios com o amigo Bruno Araújo Oliveira, secretário executivo de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, e para finalizar o dia de trabalho, assistimos à inspiradora palestra ‘Futuros Humanos’, com Marcos Piangers, autor do best-seller ‘O Papai é Pop’”, contou o presidente da ACIV.

Ainda segundo André Yuki, o churrasco do 26º Congresso da Federaminas foi um momento valioso para estreitar o associativismo e planejar ações para 2025. “Esperamos uma Federaminas mais forte e atuante, onde os encontros das ACE’s da microrregião de Varginha tragam investimentos, desenvolvimento sustentável e estratégias políticas para o crescimento econômico”, concluiu.

O tema do congresso, “Conectando Negócios – Fortalecendo Minas”, enfatiza que no mundo dos negócios, as conexões são essenciais para a geração de parcerias, inovações, geração de empregos, renda e relacionamento. Toda e qualquer empresa precisa se conectar dentro e fora do seu segmento, pois assim, tem a possiblidade e expandir seus negócios e se fortalecer.

De acordo com a Federaminas, o associativismo funciona através da conexão entre empresas em prol do fortalecimento de todas. “Um ligado ao outro, como uma máquina, que faz toda o sistema funcionar. Negócios conectados fortalecem o todo.  Por isso, o que a Federaminas promoveu neste evento é uma Conexão que Fortalece Minas Gerais.  Foram muitas pessoas, cada uma em seu segmento, pensando com o mesmo propósito: crescer, gerar emprego e renda, ampliar mercado e, claro, colaborar com o desenvolvimento”, explicou a equipe organizadora.

Além de palestras com conteúdo de qualidade, o evento propiciou experiências que incentivaram os líderes classistas e empresários a buscarem em si próprios, novas inspirações, novas formas de enxergarem o mundo e levarem de volta para suas ACEs e/ou comunidades, uma bagagem cultural capaz de despertar criatividade e otimismo para investirem em seus negócios.

O evento contou ainda com momentos de reconhecimento e homenagens. Personalidades de Minas Gerais também recebem o prêmio, como agradecimento pelo apoio dado a classe. A 5ª edição do prêmio Mulheres Além das Gerais, aconteceu na noite do dia 22 de novembro, sexta-feira e o Mérito Empresarial, reconhecido como uma premiação de prestígio, congratulou empresários de vários cantos do estado.

Para a vice-presidente da ACIV e diretora da ACIV Mulher, Elisete Ribeiro, foi um momento enriquecedor, onde palestras de grandes nomes trouxeram insights valiosos para o fortalecimento dos negócios e associações.

“Foi gratificante reencontrar amigas de várias câmaras de mulheres, que sempre me inspiram com suas histórias e iniciativas. Reforçamos a importância de estarmos conectados e colaborarmos para promover o empreendedorismo mineiro. Parabenizo a Federaminas por organizar um evento tão inspirador, além de celebrar as conquistas dos premiados, que são exemplos de dedicação e excelência em suas áreas. Que possamos levar adiante tudo o que aprendemos e compartilhamos. E temos uma novidade: a ACIV Mulher já está começando a fomentar a participação no próximo FEME – Fórum Estadual da Mulher Empreendedora, que será na cidade de Montes Claros”, concluiu.

Para a diretora executiva da ACIV, Kátia Gonzales, participar do congresso foi uma experiência enriquecedora e fundamental para o fortalecimento das iniciativas empresariais e associativas. “Com as palestras inspiradoras e debates, tivemos a oportunidade de ampliar nosso conhecimento sobre temas estratégicos. Além disso, o evento proporcionou um ambiente único para estreitar laços com outras associações comerciais e empresas de diferentes setores, reforçando a importância da colaboração e do trabalho conjunto para o fortalecimento do nosso ecossistema”, afirmou.

Ainda de acordo com Kátia, foi também uma excelente oportunidade para discutir e implementar novas estratégias para o desenvolvimento da região e dos associados. “A troca de experiências e ideias foi extremamente valiosa, e saímos do congresso com novos aprendizados, inspirações e, principalmente, com a certeza de que, unidos, podemos criar um ambiente de negócios mais forte e sustentável para todos. Estamos animados com as possibilidades que surgiram a partir deste evento e prontos para aplicar o que aprendemos em nossas ações futuras”, ressaltou.

Fonte: Ana Luísa Alves.