No momento, você está visualizando ACIV, ACIV Mulher e CDL Varginha participam de Audiência Pública sobre melhorias no centro comercial

ACIV, ACIV Mulher e CDL Varginha participam de Audiência Pública sobre melhorias no centro comercial

Na noite desta quinta-feira (02), a Associação Comercial de Varginha (ACIV) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Varginha (CDL) participaram de uma Audiência Pública na Câmara Municipal, realizada a convite da vereadora Zilda Silva.

As entidades foram representadas pelo presidente da ACIV e vice-presidente da CDL, André Yuki, que utilizou da palavra para destacar as ações que vêm sendo realizadas em prol do comércio local. Também marcaram presença a presidente da ACIV Mulher, Márcia Araújo, a diretora executiva da ACIV, Katia Gonzales, e o coordenador de comunicação e marketing da entidade, Henrique Avellar.

Yuki ressaltou que as solicitações por melhorias no centro da cidade não são recentes.
“Antes mesmo da minha gestão, a ACIV já vinha dialogando com o poder público. Ao longo dos anos, temos registros de pedidos recorrentes sobre estacionamento, eficiência da área azul e segurança pública. Esses documentos estão disponíveis no site da ACIV, mostrando que nossa entidade sempre esteve atenta às necessidades do comércio e da população”, afirmou.

Além disso, Yuki lembrou que, em 2024, a ACIV recebeu todos os candidatos a prefeito e entregou a cada um deles um relatório detalhado com diversas solicitações de melhorias para o comércio. Após as eleições, a entidade também recebeu os vereadores eleitos e apresentou o mesmo relatório, reforçando as principais demandas do setor.

O presidente também lembrou que, embora o poder público tenha a obrigação de realizar investimentos para tornar o centro mais atrativo, os comerciantes também precisam assumir responsabilidades.
“Não adianta termos ruas bonitas e seguras se o comerciante não fizer a sua parte. Precisamos de lojas organizadas, limpas, com bom atendimento, estrutura adequada, banheiros para clientes e produtos de qualidade. O desenvolvimento do comércio depende da união entre poder público e iniciativa privada”, destacou.

Durante sua fala, André apresentou slides com sugestões de melhorias para o centro, entre elas:

  • Estacionamento a 45° nas avenidas Rui Barbosa, Rio Branco, São José e Major Venâncio;
  • Estacionamento rotativo na Estação Ferroviária;
  • Vagas demarcadas e numeradas pela empresa responsável pela área azul, conforme previsto em licitação;
  • Instalação de câmeras de reconhecimento facial e de placas de veículos;
  • Criação de um centro integrado de comando e controle;
  • Construção de banheiros públicos;
  • Espaços de lazer para crianças e áreas instagramáveis.

Ele sugeriu ainda a revitalização da Rua Deputado Ribeiro de Rezende, com a volta das vagas de veículos, bancos e floreiras, e, a partir da aceitação da iniciativa, a extensão do projeto para outras vias do centro.

Ao encerrar sua fala, Yuki fez um alerta sobre a responsabilidade de todos com a imagem do comércio local.
“Precisamos ter cuidado com o que compartilhamos. Quando damos palco para vídeos que falam mal do comércio, afastamos o consumidor. Temos que mostrar o que Varginha tem de bom, valorizar nossos lojistas e fortalecer nossa cidade”, concluiu.

O diretor financeiro da ACIV e CDL Varginha, Edilson Rabelo, também participou da audiência e reforçou a necessidade de reativar urgentemente as vagas de estacionamento.
“O consumidor quer parar o mais próximo possível da loja. Muitas vezes ele não quer andar grandes distâncias e, se pudesse, pararia até dentro da loja. Por isso, é fundamental que as vagas estejam disponíveis para os clientes”, destacou.

Edilson frisou ainda que é contra a retirada da área azul do centro, já que as vagas poderiam ser ocupadas pelos próprios comerciantes e funcionários.
“Defendo que a área azul permaneça, mas funcionando de forma eficiente. É preciso garantir a rotatividade, algo que não acontece atualmente”, completou.

A audiência contou também com a presença de representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal de Turismo e Comércio e SEBRAE. Após as falas institucionais, comerciantes e lojistas tiveram espaço para expor suas demandas, principalmente ligadas à segurança pública e à atuação da Guarda Municipal no centro da cidade.

A ACIV reforça que continuará à disposição para apoiar e colaborar com os lojistas e comerciantes de Varginha, trabalhando junto às autoridades para buscar soluções que tornem o centro mais atrativo, seguro e acolhedor para todos.