Em pronunciamento realizado na manhã desta quinta-feira (15), o governador, Romeu Zema, informou que diversas regiões sairão da Onda Roxa e retornarão para Onda Vermelha, entre elas o Sul de Minas.
A medida passa a ser válida a partir do próximo sábado (17), quando todos os serviços poderão voltar a funcionar seguindo as regras da Onda Vermelha do Minas Consciente.
Na Onda Vermelha, todos os serviços serão permitidos com as seguintes regras:
– Distância de 3 metros entre as pessoas em filas e estabelecimentos;
– Limite de 1 pessoa por cada 10m² nos estabelecimentos, podendo ser adotado 4m² caso não haja atendimento ao público, ou se o espaço for a céu aberto;
– Estão liberados os eventos com até 30 pessoas;
– Hotéis, atrativos turísticos e culturais podem receber até 50% da capacidade de atendimento;
– Proibido o auto atendimento pelo cliente (self service);
– Serviços e atendimentos pessoais deverão realizar atendimento somente mediante agendamento.
Cuidados com os trabalhadores:
– Pessoas do grupo de risco devem permanecer em casa e realizar serviço no regime de Home Office ou Teletrabalho;
– Se o trabalhador residir com pessoa do grupo de risco o empregador pode optar pela realização do trabalho a distância;
– Se o funcionário apresentar sintomas de resfriado ou gripe deverá ser afastado imediatamente por no mínimo 14 dias;
– As empresas precisam disponibilizar álcool gel e oferecer aos trabalhadores equipamentos de proteção individual ou máscaras;
– Sempre que possível a empresa deverá providenciar barreira de proteção física para editar contato direto com o cliente;
– Só permitir entrada de clientes que estiverem utilizando máscara;
– O número de funcionários deve ser limitado apenas ao que é necessário para o funcionamento do serviço;
– Realizar aferição obrigatória de temperatura de funcionários e clientes.