No momento, você está visualizando ACIV comemora Dia Nacional do Café

ACIV comemora Dia Nacional do Café

A cafeicultura é a atividade agrícola mais importante no Sul de Minas, sendo responsável por cerca de 25% de toda a produção brasileira. Em média, 10 bilhões de reais circulam anualmente na região por conta da produção de café, e a cidade de Varginha se destaca nesse cenário. Aqui são comercializadas 25 milhões de sacas de café anualmente.

O diretor presidente da Fundação Procafé, José Edgard Pinto Paiva, falou sobre a representatividade do café no âmbito municipal, estadual e nacional.

“O Café continua sendo expressivo nas propriedades e municípios da nossa região, chegando a representar de 60 a 70% da receita, em Varginha, por ter um setor de comercialização bastante expressivo, o café representa em torno de 30 a 40% da receita do município”, disse.

O presidente do Centro do Comércio de Café de Minas Gerais, Archimedes Coli Neto, apontou que em pouco tempo, Varginha será reconhecida mundialmente como uma das maiores praças de comercialização de café.

“Varginha hoje se destaca na maior praça de comercialização de café do Brasil, e, em pouco tempo, vamos nos destacar como uma das maiores praças de comercialização de café do mundo, gerando empregos, renda e receita para toda a região”, afirmou.

Café com Tudo
A ACIV, com o apoio de diversos parceiros, vem realizando desde 2016 o Café com Tudo. Evento com o objetivo de valorizar o café e mostrar para toda a população a importância do produto para o município e para a região. O presidente da ACIV, Anderson de Souza Martins, deixou uma mensagem para todo o setor e falou sobre as expectativas para 2022.

“Hoje, em nome de toda a diretoria da ACIV, venho parabenizar a todos os envolvidos na cadeia produtiva do café, que fazem de Varginha referência no Brasil e no mundo, na comercialização de Café. Gostaria de dizer também, que há alguns anos realizamos o Café com Tudo, evento que visa enaltecer a cultura do café na nossa região, infelizmente não poderemos realizá-lo este ano devido ao momento que estamos passando, mas o ano que vem, estaremos vivendo um novo momento e fazendo um dos maiores eventos de Minas Gerais”, finalizou.